quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto 001 – Ovelhas, e o melhor de seu pasto.

Recentemente estava eu imaginando como seria na integra a vida de uma ovelha. Nesta minha infiltrada sem permissão, das minhas amigas ovelhas claro, descobri semelhanças com meu dia-dia.

Quanto ao Pastor
O bom pastor sempre leva suas ovelhas ao melhor pasto, não importa se a grama e extremamente macia em um lugar com muita água, sombra e sem perigos eminentes a ovelha, ou se existe simplesmente pequenos arbustos em meio a um deserto próximo a alcatéias, o pastor sempre levara suas ovelhas aos melhores lugares que conhece.

Talvez suas limitações em conhecer novos pastos seja por pouca experiência, medo de procurar novos lugares, afinal ele sempre apresentou as ovelhas os mesmos pastos e nenhuma morreu, podem no máximo terem ficado entediadas com o mesmo lugar, mas pasto não é para alegrar nenhuma ovelha, mexer com suas emoções ou algo assim, mas para se alimentarem e se este pasto as manteve vivas e com saúde, porque mudar?,

Também temos outro tipo de pastor, aqueles que não se importa com o pasto que alimenta suas ovelhas, afinal ele, já tem a lã a carne e a gordura que precisa para ele e sua família.


E as Ovelhas?
Aaahhh, as ovelhas, existe um tipo de ovelha que sempre está feliz com o bom pasto que as alimenta, sua lã fica viçosa, seu corpo cada vez mais forte, resistente as mudanças de ambiente, clima, cada vez mais forte contra as doenças dos dia-a-dia, sejam físicas ou psíquicas, afinal se elas são sempre bem alimentadas elas nunca desviarão seus passos do caminho apontado por seu pastor. Mas também nunca deixam de olhar para onde estão sendo levadas, e ele o pastor, sempre as leva a pastos sádios o que as torna cada vez mais saudaveis, elas confiam na maturidade do seu pastor quanto sua responsabilidade com suas vidas e suas.

Mas claro, existe no rebanho aquelas ovelhas que insistem em reclamar, reclamam da distancia, sempre é muito perto ou muito longe, nunca é ideal. Estas são aquelas que olham as outras ovelhas e sempre vêem diferenças, seus olham são capazes apenas de ver se as outras são mais magras ou mais gordas, mais velhas ou mais novas, quais tem mais lã ou menos lã, ou quais tem mais gordura ou menos gordura, sempre buscam diferenças (consciente ou não).

Nunca são capazes de identificar homogeneidade no rebanho, para estas, tem que existir diferenças e quanto mais ovelhas pensarem igual a elas melhor, se tiverem oportunidade, estas ovelhas vão doutrinar outras ovelhas a serem como elas, se elas tiverem oportunidade, contaminam as outras ovelhas no berço.

Também existe um outro tipo de ovelha, a que não percebe o caminho que está seguindo, que não importa o que estará passando pelo caminho, o pasto pode ser seco ou verde, para ela nada faz diferença, afinal por que ela está ali mesmo ?

Mas, as ovelhas mais difíceis acredito eu, são as ovelhas que insistem em ficar aos pés do pastor. Para identificá-las é simples, basta olhar para seu aspecto, geralmente são magras, se alimentam de um pasto pisado e amassado (até porque, mesmo um pequeno grupo de ovelhas aos pés do pastor, o pasto ao redor fica amassado, pissado, sem vida, pois como disse ficam muito próximas umas das outras.

Estas realmente desejam estar aos pés dos pastor, e neste pequeno espaço existe muito empurra-empurra e o que menos importa é a qualidade do pasto, até porque o mais importante para estas ovelhas é serem notadas pelo pastor.

Estas sempre acabam adoecendo e são as primeiras a ficarem doentes no rebanho e o interessante destas ovelhas é que nunca querem ficar sob os olhos do pastor, mas aos pés do pastor. Elas também tem o apoio em geral do seu pastor, se não fosse assim, esse grupo não existiria, ele o pastor, cria não somente um grupo doente, mas as enfraquecem cada vez mais para as caminhadas da vida.

Estas ovelhas precisam amadurecer e como este processo é lento, cabe ao rebanho paciência com elas, maturidade e muita vontade do pastor para mudar este grupo, até porque, tirá-las de seus pés é um processo doloroso tanto para ele como para elas.


O Pasto
Pasto, pasto, pasto, como é bom um bom pasto, de cor verde bem definida, tem sais minerais abundantes, pasto para todo lado, água fresca por perto nunca pode faltar, até porque, pasto verde precisa de boa fonte de água por perto, água viva.

O bom pasto geralmente não oferece perigo, a visão oferecida por ele vai longe, seus limites aos olhos não tem fim, sempre em lugares altos, nunca em vales, as boas ovelhas são capazes de sentirem segurança no lugar onde estão e sabem que sua alimentação alem de farta, também é saudável.

Esses pastos não causam nenhum tipo emoção ou arrepios, mas causam sempre reconhecimento, amor, devoção por Aquele que primeiramente preparou o pasto com toda a segurança a seres tão frágeis, como somoms nós as ovelhas, e claro, depois a estas ovelhas nasce o sentimento de agradecimento para com aquele que as levou até aquele pasto, seu pastor.


Bom, enquanto algumas ovelhas ficam fortes com o bom pasto e se preparam para o grande dia, estar com o Dono das ovelhas, outras infelizmente se preparam para a morte, simplesmente por escolherem alimentarem seus egos e ficarem aos pés de sua vontade e egoísmo, estas são as doenças que as impede de chegarem vivas ao grande dia da visita do Dono das ovelhas.

Texto escrito por: Uma Ovelha.

Nenhum comentário: